Apresentação

O Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina apresenta um amplo histórico de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligado à Reforma Agrária. Há mais de uma década, desenvolve vários projetos educacionais com os trabalhadores do campo em parceria com os Movimentos Sociais e com o INCRA, através do PRONERA.
Recentemente, a UFSC, através do Centro de Ciências da Educação, novamente foi procurada pelo INCRA (SR 10 – SC) para a implementação de novos cursos que visassem atender às demandas sociais vinculadas à Reforma Agrária. Em âmbito nacional, o INCRA havia reformulado o Manual de Operações do PRONERA (Portaria INCRA/P/Nº 238, de 31 de maio de 2011), normatizando os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Residência Agrária e fixando as diretrizes específicas para o funcionamento e para o apoio financeiro aos projetos destes cursos.
Após os contatos iniciais do INCRA/SC, foi lançada uma chamada pública pelo CNPq, em parceria com o MDA/INCRA (Chamada CNPq/MDA-INCRA Nº 26/2012), para financiar projetos de Especialização em Residência Agrária. A equipe do PRONERA no CED/UFSC, naquele momento, debateu coletivamente as diretrizes para elaborar um projeto, que submetido ao CNPq, obteve aprovação.
Com isso, seguiram-se os trâmites institucionais na UFSC, sendo aprovada a criação do Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia (Residência Agrária).
Com o objetivo de “Qualificar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, profissionais de diferentes áreas do conhecimento para o trabalho interdisciplinar coletivo em áreas de Reforma Agrária fundamentados na agroecologia.”, o presente curso é desenvolvido pela Universidade com o apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o INCRA.