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D’AGOSTINI, Adriana; TITTON, Mauro (Orgs.). Escolas de Assentamentos em Santa Catarina: experiências e desafios que intercruzam a educação vinculada a luta pela terra. Tubarão/SC: Editora Copiart, 2015. 202 p.
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A existência de escola em um assentamento de reforma agrária significa ter lutado, primeiramente por terra e trabalho, o que já é educativo. Se luta por aquilo que se considera importante, fundamental para a produção da vida, a escola, local onde nos apropriamos dos conhecimentos universais produzidos pelo conjunto da humanidade, é portanto, muito valorizada pelo sujeito Sem Terra. Este livro pretende demonstrar a vinculação entre educação e luta pela terra e assim contribuir com o registro, a análise e as reflexões sobre as experiências de escolas de assentamento de Santa Catarina a fim de estimular novas experiências e através das críticas aperfeiçoar as que já estão em curso.
As experiências em curso demonstram a disposição em organizar uma escola para a classe trabalhadora, relacionando os conteúdos clássicos com a realidade vivida, a teoria e a prática, na tentativa de desenvolvimento de pensamento crítico. As contradições, as dificuldades, as disputas são evidentes nestas experiências. O importante é acumular forças, construir espaços de esperança.
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TITTON, Mauro (Org.). Formação Interdisciplinar para o Trabalho em Áreas de Reforma Agrária: experiências de um Curso de Residência Agrária. Tubarão/SC: Editora Copiart, 2016. 282 p.
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O livro que temos em mãos é resultado das atividades do Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com base na Agroecologia (Residência Agrária) desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Apresenta a proposta de base organizativa do curso, com sua fundamentação teórica, seus componentes curriculares e a organização dos processos educativos. Destaca a intencionalidade de contribuir com a formação interdisciplinar baseada na agroecologia e a importância dos conhecimentos populares e científicos para a efetivação de um processo de transição a um novo modelo produtivo para o que precisa-se da formação profissional para o desenvolvimento das qualificações exigidas pela realidade atual.
Ainda, apresenta as sistematizações elaboradas pelos coletivos interdisciplinares de pesquisa formados pelos estudantes do curso. O que se apresenta neste livro é um conteúdo que ainda não encontre sua forma mais elaborada mas que é assim apresentado com a intenção de que se possa contribuir com as reflexões sobre a formação profissional, na medida em que se torna público e disponível para o debate parte deste processo formativo, que vem ocorrendo em meio às contradições que se apresentam quando se confrontam os conhecimentos de diferentes áreas na leitura de uma mesma realidade. |
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TITTON, Mauro (Org.). Formação Humana e Reforma Agrária: reflexões sobre práticas formativas e suas relações com as lutas sociais. Tubarão/SC: Editora Copiart, 2016. 242 p.
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Como resultado de um processo que envolve a comunidade, movimentos sociais e Universidade, este livro traz reflexões que na avaliação daqueles que estiveram envolvidos podem contribuir para avançarmos na elaboração do conhecimento. Se não porque traga um conhecimento originalmente novo, espera-se que esta contribuição se dê pelas reflexões que o conhecimento humano historicamente produzido e já sistematizado e disponível pode propiciar quando dele nos apropriamos. E na contraposição e no confronto do conhecimento científico com os saberes populares, com respeito aos sujeitos e honestidade intelectual, articulados a um projeto histórico emancipador, podem sim surgir relevantes contribuições, apreendendo a realidade dentro dos limites e possibilidades presentes, mas com a certeza de que não basta interpretá-la: é preciso transformá-la, rumando à emancipação humana. |
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TITTON, Mauro (Org.). Formação Humana e Reforma Agrária: reflexões sobre práticas formativas e suas relações com as lutas sociais. 2ª edição – ampliada. Tubarão/SC: Editora Copiart, 2018. 336 p. |
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A primeira edição deste livro foi publicada em 2016 e por ser uma obra com tiragem limitada e financiada com recursos públicos (sua distribuição é gratuita, o que é muito importante para viabilizar seu acesso nas escolas e instituições educativas das áreas de reforma agrária) levou ao esgotamento rápido. Por ser composto por trabalhos de estudantes e professores que compuseram o Curso de Residência Agrária, a procura pelo livro impresso tem demonstrado que há interesse renovado sobre as produções derivadas das experiências formativas das Universidades em conjunto com os movimentos sociais. Nesta nova edição, impulsionada por esta demanda, decidimos publicar três novos capítulos que se originaram neste mesmo processo de reflexões do curso e que apresentam contribuições relevantes. |